Evitar um ataque cibernético demanda investimento de tempo, esforço e dinheiro em medidas de proteção extremamente importantes para uma empresa. Essas medidas são implementadas em camadas de segurança interdependentes, que atuam em conjunto para fortalecerem a proteção da empresa, como firewalls (controle do tráfego de entrada e saída de uma rede), gestão de dados, controles de autenticação e autorização, entre muitas outras medidas de prevenção.
Porém, dada a acelerada atualização das técnicas de ataque, os criminosos podem explorar rapidamente uma ou mais brechas e interromperem severamente um sistema. Os adversários parecem estar sempre um passo à frente da maioria das empresas. Por isso, é possível que, mesmo com todas as medidas preventivas, a invasão ainda ocorra, e para isso, é fundamental que a empresa tenha implementado medidas de resiliência cibernética, ou seja, um conjunto de práticas e ferramentas que preparam a organização para responder e se recuperar rapidamente de um ataque, caso o pior aconteça.
A EVA CYBERSEC realiza a avaliação de riscos de segurança cibernética e cria um plano estratégico específico para o seu negócio, focado tanto na prevenção quanto na resposta e recuperação em caso de incidentes de segurança.
Um relatório recente da Chubb aponta a cibersegurança como uma das principais ameaças ao crescimento empresarial. De acordo com o estudo Risk Decisions 360°: Emerging Risks That Can Impede Sustainable Company Growth, 40% dos executivos apontam violações cibernéticas e vazamentos de dados como suas maiores preocupações — superando com folga outros fatores de risco como acidentes, regulamentações, instabilidade social e exposição a materiais perigosos, nenhum dos quais ultrapassou os 25% das menções. No contexto geopolítico, o cenário não é diferente: 60% dos executivos consideram a cibersegurança o principal risco, à frente de escassez de recursos, mudanças climáticas e instabilidade política.
Esses dados reforçam a urgência de elevar a maturidade cibernética como pilar estratégico nas organizações. Segurança da informação é um diferencial competitivo, essencial para a continuidade e resiliência dos negócios.